24 de mar. de 2011

Morre o urso Knut







Mundo - A Alemanha ficou em luto neste fim de semana com a morte súbita e prematura de Knut, o urso polar que foi abandonado pela mãe e virou sensação mundial e alvo de protestos de defensores dos direitos dos animais.

"Todo mundo está em choque", declarou Claudia Bienek, porta-voz do zoológico de Berlim, onde o então ursinho branco virou um verdadeiro pop star.

Knut foi encontrado morto no sábado, no tanque do cativeiro em que vivia com três fêmeas. Ele tinha apenas 4 anos e três meses de idade, quando a expectativa de vida de um urso polar é de cerca de 35 anos.A causa da morte de Knut ainda não foi esclarecida, segundo Heiner Kloes, o encarregado dos ursos no zoo de Berlim. Os veterinários estão realizando uma necropsia.

Segundo funcionários do zoo, visitantes testemunharam que o urso estava sentado nas rochas de seu cativeiro quando sua pata esquerda começou a tremer e ele começou a andar em círculos até que caiu na água.

"Isso é horrível", declarou o prefeito de Berlim, Klaus Wowereit. "Todos nós o tínhamos em nossos corações. Ele era o astro do zoo de Berlim."







Quando pequeno, quando Knut virou sensação da mídia, ativistas dos direitos dos animais afirmavam que não era natural mantê-lo vivo, depois que ele e seu irmão, que posteriormente morreu, foram rejeitados pela mãe. Segundo esses especialistas, o animal viria a apresentar um comportamento anormal.

"A curta e estressada vida de Knut nos mostra mais uma vez que os ursos polares não podem viver em zoológicos, mesmo que se chamem Knut", afirmou Wolfgang Apel, chefe da Associação de Defesa dos Animais da Alemanha.

A primeira aparição pública de Knut, em março de 2007, foi uma atração que atraiu as câmeras de todo o mundo.

Ele gerou milhões de dólares para o zoo em merchandising e venda extra de entradas.

O criador de Knut, Thomas Doerflein, que também ficou famoso por seu envolvimento com o urso, morreu, aos 44 anos, de ataque cardíaco em 2008.








Tem o vídeo do exato momento da morte dele na internet rolando. Eu assisti e me arrependo, é horrível. Por isso não coloquei aqui mas se quiserem procurem.







Nenhum comentário: